Notícias de Cananéia - SP

Cananéia comemora o Dia da Consciência Negra com tombamento da personalidade histórica negra Theodolina Gomes

Data: . - Cananeia

A Prefeitura de Cananéia e Centro Sócio Cultural E. Cultural Afro de Cananéia convidam a todos para participar dessa grande comemoração!
 
Busto de TiducaConhecida por todos como Tiduca, a personalidade histórica de descendência africana Theodolina Gomes será reconhecida pelo município de Cananéia através de seu tombamento e receberá seu registro no próximo dia 20 de novembro de 2012, dia que se comemora o Dia da Consciência Negra.
 
Tiduca tem grande valor histórico cultural para a cidade de Cananéia, pelo trabalho realizado na manutenção dos jardins públicos e participação nas festas culturais carnavalescas da cidade. Já possui um reconhecimento através de uma praça com seu busto e nome, onde acontecem eventos culturais, em especial, aos de 13 de Maio (Abolição dos escravos), 12 de outubro (Dia da Padroeira) e 20 de Novembro (Dia da Consciência Negra). Tiduca é neta de Dominga do Espírito Santo, africana que chegou em Cananéia na época da colonização. Faleceu com aproximadamente 105 anos, em 2006.
 
O evento iniciará às 19 horas, na praça que leva o nome da homenageada Theodolina Gomes (Tiduca), onde, como já é tradicionalmente feito pela senhora Maria Juliana, será servido bolo e canjica a todos. Na oportunidade, será realizada apresentação do Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim de Cananéia, Grupo de Fandango Batido de São Gonçalo e a fala de uma das pessoas que mais batalhou pelo tombamento, Maria Juliana Pedro Rodrigues, que lidera o Centro Sócio Cultural E. Cultural Afro de Cananéia e Associação Miruna de Cultura Integrada.
 
O Departamento de Cultura da Prefeitura de Cananéia teve a oportunidade e honra de participar do Processo de Tombamento de Tiduca e convida a todos para esse grande encontro! Participem.