Notícias de Cananéia - SP

Cananéia é finalista do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo

Data: . - Cananeia

Com a receita Peixe da Fumaça com Banana, Dona Carmem do Rancho 3P representou Cananéia num dos festivais gastronômicos mais importantes do Estado de São Paulo.
 
O Festival Gastronômico Sabor de São Paulo, uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Turismo, teve por objetivo maior a consolidação de rotas turístico-gastronômicas nos "seis" cantos do Estado. É nesse contexto que Cananéia mais uma vez recebeu papel de destaque, representando a região do Vale do Ribeira, em especial, a culinária caiçara.
 
O prato Peixe da Fumaça com Banana, do senhor Pércio Pasqual Pereira e sua esposa Carmem, do Rancho 3P, esteve exposto para um público de mais de 25 mil pessoas, entre os dias 29 e 30 de junho, no Parque da Água Branca, em São Paulo. As 30 receitas finalistas do Festival Gastronômico puderam ser apreciadas, contando com a presença do Secretário Estadual de Turismo Cláudio Valverde e da culinarista e madrinha do evento, Palmirinha Onofre. 
 
O evento teve o objetivo de perceber efetivamente a gastronomia como um produto associado ao turismo, resgatar a identidade da culinária paulista e determinar, com a constituição das rotas, fluxo turístico durante todo o ano nas diversas regiões do Estado.
 
Para esse evento, o Departamento Municipal de Turismo confeccionou um material de divulgação específico sobre a Culinária Caiçara da região continental de Cananéia, em parceira com o projeto "Rede Caiçara de Turismo Comunitário", que visa contribuir com o desenvolvimento das comunidades envolvidas e promover a valorização histórica, cultural, ambiental e do modo de vida local, oportunizando o encontro e a troca de experiências entre visitantes e moradores locais.