Notícias de Cananéia - SP

Cananéia recebe Oficina sobre Princípio de Documentação Museológica

Data: . - Cananeia

Acontece entre os dias 19 e 20 de Setembro, com a professora e doutora da USP Marilúcia Botalho

O Departamento Municipal de Cultura convida a todos para participar da oficina sobre "Princípio de Documentação Museológica", que será ministrada em parceria com o SISEM - Sistema Estadual de Museus, da Secretaria de Estado da Cultura, e Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari).
 
As oficinas acontecerão nos dias 19 e 20 de Setembro, na sede da Associação Comercial de Cananéia, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. A palestrante será a professora Doutora Marilúcia Bottallo. O público-alvo são profissionais atuantes em museus, arquivos e instituições afins, estudantes de museologia, arquivologia, biblioteconomia, colecionadores e interessados em geral.
 
O programa da oficina será composto pelos seguintes tópicos: "Introdução à noção de salvaguarda patrimonial", "Documentação Museológica face aos procedimentos em arquivos e bibliotecas: pontuação de diferenças e semelhanças", "Documentação Museológica e suas interfaces institucionais", "Métodos de Catalogação Museológica", entre outros.  
 
Ao todo, serão disponibilizadas 20 vagas. Gratuitas, as inscrições podem ser feitas por e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pessoalmente no Departamento de Cultura (Rua Tristão Lobo, nº 78 – Centro). A Associação Comercial está localizada na Rua Frederico Trudes da Veiga, nº 360, no bairro Rocio. Mais informações pelo telefone (13) 3851.1930 ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Perfil - Marilúcia Bottallo é Museóloga Documentalista especializada em Gestão de Informações em Museus e Gestão Museológica, Doutora em Ciências da Informação e Mestre em Artes ambos pela ECA/USP. Diretora Técnica do Instituto de Arte Contemporânea. Coordenadora da Pós-Graduação Museologia, Colecionismo e Curadoria, do Centro Universitário Belas Artes. Docente das disciplinas "Salvaguarda Patrimonial"; Documentação Museológica", "Ética Patrimonial", Gestão e Política de Acervos Museológicos entre outros.
 
Sistema Estadual de Museus - O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br.