Notícias de Cananéia - SP

Estação Quarentenária de Cananéia inaugura novas instalações para receber suínos importados

Data: . - Cananeia

O primeiro lote de 95 suínos importados a usar as instalações tem previsão de chegada já no próximo dia 24 de abril.

 
Ontem (09.04), a Estação Quarentenária de Cananéia (EQC) realizou a inauguração das suas novas instalações que estão prontas para receber suínos importados para quarentena. O programa deverá reforçar o controle sanitário sobre esses animais e estudar doenças que ainda não chegaram ao país, como a diarreia epidêmica viral.
 
No evento estavam presentes a representante do Ministro da Agricultura (MAPA) e diretora substituta do Departamento de Saúde Animal Denise Euclydes, o Prefeito da Estância de Cananéia Pedro Ferreira Dias Filho, representando o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (ABEGS) Daniel Bruxel, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) Marcelo Lopes e o Diretor da EQC Odemilson Donizete Mossero.
 
A construção e a recuperação do setor de suínos da EQC foi viabilizada por meio de uma eficiente parceria entre o MAPA, a ABCS e a ABEGS. No total, apenas na área de suínos, foram investidos R$ 2 milhões para uma capacidade de até 500 animais simultaneamente. O primeiro lote de 95 suínos importados a usar as instalações tem previsão de chegada já no próximo dia 24 de abril.
 
"A Estação Quarentenária de Cananéia é a única estação quarentenária oficial do Brasil e tem padrões de controle de biosseguridade para importação de animais entre os melhores do planeta. Aqui nós isolamos os animais importados e fazemos os testes para ter controle sanitário de alto rigor e, assim, evitar a transmissão de doenças internamente no país", explicou o diretor Odemilson Mossero.
 
Porque em Cananéia? A EQC ocupa uma área isolada de 1,5 mil hectares no sul da Ilha de Cananeia dos quais 12 hectares são ocupados com as instalações e os demais, com vegetação preservada, servem de barreira natural. Cananéia é considerada o habitat natural em perfeita preservação e ponto estratégico de isolamento, o que possibilita o maior controle dos animais e exames para evitar a introdução de doenças exóticas ao plantel nacional.