Notícias de Miracatu - SP

Encontro Regional da Cultivale reúne sete municípios em Miracatu

Data: . - Miracatu

Com o objetivo de discutir as ações prioritárias, programas e projetos culturais no Vale do Ribeira, a Prefeitura de Miracatu, por meio do Departamento de Cultura, recebeu na segunda-feira, 03 de outubro, no Centro Cultural, os Dirigentes e representantes Culturais do Vale do Ribeira. O evento contou com a presença dos municípios de Pariquera-Açu, Juquiá, Iguape, Eldorado, Sete Barras, Cajati e Miracatu.
 
A pauta foi seguida a risca e, apesar da pouca adesão, a reunião foi produtiva. O SISEM – Sistema Estadual de Museus, que trabalha na valorização das instituições e acervos e promove programas de formação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, foi o primeiro tema. Como se integrar ao Sistema, como criar e implementar uma lei municipal de preservação, assim como fortalecer a questão dos museus nos municípios foram alguns dos assuntos explanados, mesmo sem a presença dos representantes do órgão que até o término da reunião, não justificaram a ausência. Lembrando que na questão de museus, o IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus receberá propostas de criação, ampliação e modernização de museus no período de 03/10 a 03/11 de 2011.
 
Em relação à avaliação dos programas da Secretaria Estadual de Cultura (Circuito Cultural, Mapa Cultural, Vá ao Cinema, Revelando Vale do Ribeira e Oficinas Culturais; Reativação do Cultivale e Filmando a Odisséia), todos foram unânimes em afirmar que o Revelando Vale do Ribeira é o evento que mais dá retorno para os municípios participantes.  Sobre os demais programas ficou esclarecido o motivo de algumas cidades receberem mais atrações/ações ou nenhuma, já que a distribuição é feita de acordo com o número de habitantes. O único programa que tem causado insatisfação e desgaste é o recente "Filmando a Odisséia". Este teve o louvor em relação às oficinas audiovisuais, no entanto, o conteúdo, do ponto de vista dos dirigentes culturais, deveria ser repensado e focado para fortalecer e desenvolver a cultura da região. Uma ação educativa que contribua para que as pessoas se enxerguem nesse processo de desenvolvimento cultural e histórico. Eles desejam o direito de escolha para trabalhar naquilo que é relevante, importante e real para o Vale do Ribeira.
 
Diante destas perspectivas um documento será elaborado em atenção à Secretaria Estadual de Cultura, no qual solicitam uma reunião com os dirigentes do projeto "Filmando a Odisséia" para um diálogo, de modo a esclarecer e respeitar de fato a necessidade de cada município, que manifestará a sua justificativa.
 
Para finalizar, foi discutida a viabilidade de um circuito cultural do Vale do Ribeira. Para isso pontuaram a importância em melhorar a comunicação entre os dirigentes da região, mais compromisso por parte dos municípios em apoiar seus artistas e representantes de qualquer atividade que leve o nome da cidade, participação da população nos eventos culturais e audiências públicas.
 
O próximo encontro está agendado para 07 de novembro de 2011, às 14h00, na Casa da Cultura, em Juquiá.