Notícias de Miracatu - SP

Centro de Estudos de Línguas é inaugurado em Miracatu

Data: . - Miracatu

Em 18 de agosto de 2011, com a publicação da Resolução SE 57, a Diretoria de Ensino de Miracatu foi contemplada com um Centro de Estudos de Línguas e, na noite da última quinta-feira, 06 de outubro, o CEL – Centro de Estudos de Línguas Professor Armando Gonçalves, de Miracatu, foi inaugurado, oficialmente.
 
Trata-se de um programa do Governo do Estado de São Paulo que visa propiciar a estudantes oportunidades extras para desenvolver a expressão em língua estrangeira, enriquecer o currículo e ter acesso a outras culturas, além de oferecer a eles habilidades para inserção no mercado de trabalho e ferramentas que os auxiliarão por toda a vida.
 
Nesse momento, o CEL de Miracatu, oferece apenas o curso de Espanhol que compreende seis estágios semestrais, distribuídos em dois níveis. Cada nível tem carga horária total de 240 horas e é organizado em três estágios semestrais de 80 horas cada, distribuídas em quatro horas de aulas semanais.  Para 2012 será incluído o curso de Inglês.
No caso do Inglês, é um único nível de estudo com carga horária de 120 aulas durante o ano letivo. Sendo divididos em dois semestres de 60 aulas cada, ou seja, três aulas semanais.
 
Podem se cadastrar estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e de todo Ensino Médio. Para matricular-se, o interessado deve procurar a escola que mantenha um CEL, munido de atestado de matrícula, e optar pelo idioma que deseja cursar.
 
Estiveram presentes a prefeita Déa Moreira, o vice-prefeito Tico Bala e o presidente da Câmara Municipal – Ezigomar Pessoa, assim como os representantes das prefeituras municipais cujas cidades são jurisdicionadas à Diretoria de Ensino de Miracatu, além da professora e dirigente de ensino de Miracatu - Ademilda Pereira Moreira Suyama, da professora e coordenadora da oficina pedagógica - Márcia Regina Castro, das professoras e supervisoras de ensino - Ivanir Rotta Cavalheiro e Jalili Nagliatti Kenji Kurita (PCOP de Projetos Especiais), assistente de planejamento - Maria José Aparecida Costa Ribeiro Zanchetta, assessora de gabinete da DE - Regina Nagata, chefe de Administração da DE - Janete Costa Lemos, além da presença do professor e diretor da Escola Estadual Professor Armando Gonçalves - Jaime Álvaro da Silva, a professora e diretora da Escola Estadual Poeta Domingos Bauer Leite - Flávia Catanante, do professor e PCOP de Língua Estrangeira Moderna – Inglês/ Espanhol/ CEL - Cesar Augusto Marques dos Santos.
 
O Centro de Estudos de Línguas foi criado originalmente em 10 de agosto de 1987, por meio do Decreto nº 27.270, em princípio para oferecer curso gratuito de espanhol aos alunos da rede estadual no contra turno das aulas regulares. Posteriormente, com a Resolução SE 193 de 18 de agosto de 1988, passou por nova regulação, que ampliou a oferta de idiomas. Hoje, os centros também ministram cursos de inglês, italiano, francês, alemão e japonês. Para isso, a Secretaria conta com a parceria de instituições acadêmicas e culturais, nacionais e estrangeiras, além de representações diplomáticas, como o Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP), a Embaixada da Espanha, o Colégio Miguel de Cervantes, o Consulado Geral da França, o Consulado Geral da Itália, o Instituto Goethe, o Consulado Geral do Japão, a Associação Cultura Inglesa, entre outras.
 
Os CELs, como são chamados, estão instalados em escolas da rede, em todo o Estado, situadas em locais de fácil acesso, com espaço físico adequado aos cursos e com horário de funcionamento que assegure o atendimento ao aluno que trabalha. Eles têm funcionamento próprio, independente da escola que os acolhem, e recebem apoio técnico-pedagógico de um conselho coordenador constituído por diretores das escolas atendidas pela unidade, por professores de línguas estrangeiras e por representantes de alunos.