Notícias de Miracatu - SP

Folia de Reis de Miracatu celebra seu Centenário nesta sexta-feira (06/12)

Data: . - Miracatu

O Reisado de Pedro Barros celebra 100 anos de Folia na sexta-feira, 06 de janeiro, e encerra as comemorações natalinas no município. Considerado um dos melhores grupos de Folia de Reis do País, o Reisado é uma das tradições mais antigas do Vale do Ribeira, em atividade.
 
A programação tem início às 20h00 com Culto em Ação de Graças na Igreja de São Pedro, no bairro de Pedro Barros. Em seguida será realizada procissão luminosa, da Igreja até a quadra coberta, que fica no centro da cidade, onde haverá grande confraternização. O cortejo será recebido com queima de fogos. As festividades encerram com a apresentação da Folia de Reis.
 
A Festa da Folia de Reis tem origem portuguesa. Em Miracatu, com a construção da Estrada de Ferro, linha Santos-Juquiá, em 1912, os portugueses que para lá foram trabalhar, levaram a tradição, para a comunidade ribeirinha, que se enraizou no bairro de Pedro Barros.
 
Curiosidade - Segundo a Bíblia, após terem avistado a Estrela Guia no dia 25 de dezembro, os três Reis, Belchior, Gaspar e Baltazar, partiram do Oriente em direção a Belém para conhecerem o Menino Jesus. O Dia de Reis é uma referência ao final da jornada, quando a também chamada Estrela do Oriente teria indicado aos viajantes o local onde estava Jesus e seus pais, José e Maria. A data é muito importante para os Cristãos. O Dia de Reis é sempre celebrado em 06 de janeiro, dia que marca a visita que Jesus Cristo recebeu dos três reis magos.
 
Lembrando que no domingo, 09 de janeiro, as 09h00, será transmitido pela TV Cultura, o Especial do Dia de Reis do Programa Viola Minha Viola, de Inezita Barroso, gravado em dezembro de 2011, com a participação do Reisado de Pedro Barros, de Miracatu.