Notícias de Miracatu - SP

Biblioteca Mágica visita Miracatu

Data: . - Miracatu

A Biblioteca Mágica no Vale do Ribeira, visitou Miracatu na sexta-feira, 02 de março. Trata-se de um projeto, de incentivo à leitura, da Cia. Histórias do Baú. No período da manhã, o grupo apresentou no plenário da Câmara de Vereadores uma oficina direcionada aos professores do 1º ao 5º ano, para ensinar técnicas de contação de histórias.
 
O workshop intitulado "Contador de Histórias – Caixas de Histórias" ensinou com maestria como estimular, incentivar e tornar prazerosa a leitura, bem como, contar histórias de forma prática e envolvente ao utilizar recursos e técnicas simples do teatro, tais como bonecos, música, entonação da voz, cores entre outros. O objetivo também foi conscientizar o professor que ele é a referência para transformar seus alunos até em multiplicadores, na comunidade onde residem. Para encerrar, os professores aprenderam que uma caixa de história, não necessariamente é uma caixa, mas pode ser um guarda-chuva, uma cartola, um varal e até mesmo um balde, basta usar a criatividade e aguçar a curiosidade, pois criança gosta do inesperado, da surpresa.
 
No período da tarde, no Rancho Ipê, a Cia. apresentou para a criançada o espetáculo "Biblioteca Mágica". Um roteiro cheio de magia que contou a história de um Mago dos livros que com receio de que o conhecimento do mundo, reunido em uma biblioteca, caísse em mãos erradas e fosse destruído, evoca um encantamento ocultando dessa forma e por muito tempo, essa biblioteca especial. A aventura teve início no momento em que as crianças descobriram O Grande Livro – um livro mágico falante. A plateia se envolveu, ajudou a desvendar os mistérios e até modificaram algumas histórias. Por isso a Biblioteca é mágica, pois é viva!
 
O projeto Biblioteca Mágica no Vale do Ribeira conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura e parceria da Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Educação.