Notícias de Miracatu - SP

Miracatu adere à Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2012

Data: . - Miracatu

Com o slogan "Proteger é cuidar", a vacinação contra a gripe acontece no período de 05 a 25 de maio.
O Dia "D" de Mobilização Nacional, da Campanha de Imunização contra Influenza, este ano, especificamente será no sábado, 05 de maio. A mudança da data, que originalmente seria em 28 de abril, foi adiada por dificuldades que o governo teve em produzir a vacina na quantidade necessária, a tempo.
 
Para 2012, a vacina a ser utilizada é a trivalente. Devem se vacinar adultos com 60 anos e mais idade, gestantes, crianças entre seis meses e menores de dois anos de idade (duas doses), trabalhadores da saúde (público, conveniados e privados), povos indígenas e a população penitenciária. A vacinação é anual. As pessoas com doença crônica serão vacinadas mediante prescrição ou receita médica.
Também serão oferecidas a vacina contra a Difteria e o Tétano (para pessoas não vacinadas ou com as carteirinhas incompletas) e a vacina contra o pneumococo 23-valente, para grupos de risco.
 
O Myxovírus influenza, conhecido como vírus influenza ou gripe é um infecção viral que afeta o sistema respiratório. O contágio ocorre de forma direta através de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar; por meio das mãos que, após o contato com superfícies recém contaminadas pode levar o agente infeccioso direto para a boca, olhos e nariz. O tipo A, está presente em diversas espécies de animais (aves, suínos, cavalos, focas e baleias), além do ser humano. O tipo B é responsável por epidemias regionais, exclusivamente humano e o tipo C, associa-se a casos isolados ou pequenos surtos.
 
A Campanha é promovida pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, em parceira com a Prefeitura Municipal, com supervisão da Vigilância em Saúde.