Notícias de Registro - SP

Alunos fazem colheita da Horta Educativa nas escolas Josino Silveira e José de Carvalho

Data: . - Registro

horta-educativaescola-josino-silveira-18Objetivo do projeto é incentivar a valorização do meio rural e a alimentação saudável das crianças

Alunos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Josino Silveira, no Agrochá, e José de Carvalho, no Jardim Paulistano, concluíram mais um ano do Projeto Horta Educativa com a colheita de legumes e verduras. As crianças aprenderam a valorizar os produtos da terra e a incluir no cardápio alimentos mais saudáveis.

Cenoura, beterraba, couve, cebolinha e alface cresceram viçosas com os cuidados dos alunos e o acompanhamento do Chefe da Divisão Técnica Agrária da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente da Prefeitura, Adriano Hermes de Sousa. “Os produtos foram divididos entre as crianças, que ajudaram a cuidar das plantas durante o ano e agora receberam a recompensa da terra”, explica Adriano. 
Na EMEF Josino Silveira, a colheita foi realizada na quinta-feira, 30 de outubro, e contou com a participação da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Registro, Maria Amelia Fantin. “Durante o ano, as crianças tiveram aulas com auxílio de apostilas para aprender sobre o cultivo das plantas e a importância da alimentação para ter uma vida saudável. Trata-se de um projeto social na medida em que ensina desde cedo que podemos ter nossa própria horta, contribuindo com a alimentação da família”, ressalta Maria Amelia.
O projeto Horta Educativa é fruto de convênio assinado no ano passado entre o Fundo Social de Solidariedade de Registro com o Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado. Uma vez por semana, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental tiveram aulas sobre Educação Ambiental, Educação Nutricional e Valorização do Meio Rural via Horticultura.